PATROCÍNIO MINORU OTSUKA: Inauguração da nova reserva tecnica do museu
em 16 de dezembro de 2014

O empresário Minoru Otsuka do Japão, quando percorria a costa brasileira num cruzeiro ao redor do mundo, ficou sabendo da existência de uma grande comunidade japonesa no Brasil e vindo visitar o Museu, ficou emocionado ao constatar o trabalho e a dedicação de japoneses que para cá imigraram e vêm contribuindo para o engrandecimento do Brasil.

Assim, decidiu fazer uma contribuição significativa `a comunidade japonesa. Parte desta doação, foi recebida pelo Museu que decidiu reformar todo o 3º andar, onde ficam armazenados e preservados 95% de todo o acervo histórico, reconstruindo novas Reservas Tecnicas separadas por categorias de acervo, além da sala de digitalização e a nova secretaria para dar atendimento ao público.

O projeto do novo 3º andar ficou a cargo de ECHOS ARQUITETURA, do arquiteto Roberto Kodama, com o projeto de Eric Ohata. As obras foram executadas pela empresa VIS Engenharia, do engenheiro Marcelo Nagae, eleita depois de uma rigorosa concorrência fechada, que iniciou e terminou toda a obra dentro do cronograma de 4 meses. A parte da marcenaria ficou a cargo da Yamagata Moveis e as obras de acabamento de granito do piso do hall social, a cargo da HOSS Engenharia, numa gentileza do seu presidente Wagner Suzuki.

Inauguração da nova reserva tecnica do museu

Inauguração da nova reserva tecnica do museu      Inauguração da nova reserva tecnica do museu