Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil
Eventos

EXPOSIÇÃO: "RYO MIZUNO, o homem que iniciou a imigração japonesa no Brasil e seu Diário de Bordo do Kasato Maru"
RYO MIZUNO
Período: 28 de abril a 18 de junho de 2017

Comunicamos que no período acima, tempo que durou em 1908 a viagem do navio Kasato Maru ao Brasil, trazendo a primeira leva de imigrantes japoneses ao Brasil, a visitação a este Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil será gratuita aos domingos.
Durante a exposição, entre outros objetos, os visitantes poderão ver o Diário de Bordo escrito por Ryo Mizuno e ter acesso ao seu conteúdo.

Exposição Especial: ANDO ZENPATI

Ando Zenpati ANDO ZENPATI era pseudônimo de Kiyoshi Ando e nasceu em Hiroshima em 1900. Incentivado pelas palavras de seu professor, que o aconselhou a realizar um trabalho intelectual a favor dos imigrantes japoneses, decide emigrar ao Brasil e dedicar a sua vida a atividade literária.

Foi o primeiro japonês a escrever e publicar "A História do Brasil" em japonês, sendo este livro, uma leitura obrigatória para todos os japoneses que estudam e querem conhecer o Brasil. Ao mesmo tempo em que fundou com amigos, a associação DOYOKAI, que mais tarde veio a se tornar o Centro de Estudos Nipo-Brasileiros e que tinha por missão, dar oportunidade de discussão e estudo de temas culturais, perseguiu em sua vida privada o romance proibido na juventude.

O Museu planejou e realizou esta exposição para dar oportunidade de conhecer melhor este personagem da historia e avaliar o seu feito, como um imigrante impar que viveu da caneta, ao invés da agricultura, como a maioria de seu tempo. A exposição foi montada seguindo uma linha do tempo de sua vida, ilustrada com fotos e livros de sua autoria.

A exposição em São Paulo aconteceu de novembro de 2010 a 30 de janeiro de 2011 e a próxima exposição esta agendada para a cidade de Hiroshima, sua terra natal, que acontecera de 17 a 31 de janeiro de 2012, na Galeria Kenmin. No Japão, alem de Hiroshima, está em adiantado entendimento a realização da mesma exposição nas cidades de Kobe, na Associação Nipo Brasileira e Yokohama, no Japanese Overseas Migration Museum, durante o ano de 2012, em data a ser divulgada brevemente.

Exposição Especial: OS NAVIOS DE EMIGRAÇAO

Ando ZenpatiAntes da Segunda Guerra Mundial, 33 navios trouxeram os imigrantes japoneses ao Brasil. Alguns fizeram uma única viagem e outros mais de 30 e esta exposição mostrou o histórico de cada navio, ilustrado com fotos e dados sobre o numero de passageiros. Apesar de ter sido focado nos navios que vieram antes da guerra, foi mostrado também 3 navios da Marinha brasileira que trouxeram 75 imigrantes, apos a guerra, por ser um caso raro e pouco conhecido na historia da imigração japonesa no Brasil.



Registro de História Oral

O Registro de História Oral, é realizado pelo Museu, após a comemoração do HAKUJUSAI, uma homenagem aos imigrantes de 99 anos de idade, promovido pelo Bunkyo todos os anos em junho, próximo à comemoração do dia do imigrante japonês (dia 18 de junho).

Neste dia o Museu registra a história oral de alguns homenageados com 99 anos ou mais.

patrocinadores Fast Shop Fundação Kunito Miyasaka Toshiba Leading Innovation Yakult Toyota Mitsui O.S.K. Lines
O Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil é mantido pela Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social.

Este site foi possível graças ao projeto Ashiato, que contou com o patrocínio do Banco Real, hoje Santander, e a Ubik IT Solutions. UBIK